Home / Política / Ditador de Belarus declara apoio a Lula e oferece ajuda para manter eleição brasileira “pacífica”

Ditador de Belarus declara apoio a Lula e oferece ajuda para manter eleição brasileira “pacífica”

ocrente 1770064494
Spread the love

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, manifestou apoio à permanência de Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto após as eleições de 2026 e colocou seu governo à disposição para colaborar a fim de garantir um processo eleitoral “pacífico e calmo” no Brasil.

A declaração foi feita nesta segunda-feira (2.fev.2026), durante reunião em Minsk com o embaixador brasileiro Bernard Klingl. “Esperamos sinceramente que o atual presidente do Brasil permaneça no cargo após essas eleições”, afirmou o líder bielorrusso, aliado próximo do presidente russo Vladimir Putin.

Lukashenko classificou o período eleitoral brasileiro como “desafiador” e disse que, se solicitado, prestará apoio para assegurar tranquilidade no pleito. “Se for necessário, faremos o máximo para garantir que as eleições no Brasil ocorram em uma atmosfera pacífica e calma, nos interesses do povo brasileiro”, declarou.

O chefe de Estado bielorrusso disse acompanhar de perto o cenário político brasileiro e mencionou ter conhecimento de que Lula pretende disputar a reeleição. Ele também defendeu o fortalecimento das relações bilaterais, citando “interesses mútuos” que poderiam ser aprofundados entre Minsk e Brasília.

No poder desde 1994, Lukashenko é acusado por organizações internacionais de direitos humanos de reprimir, torturar e perseguir opositores em Belarus.

Com informações de Gazeta do Povo