Home / Internacional / Petro exige que EUA enviem Maduro de volta para ser julgado em Caracas

Petro exige que EUA enviem Maduro de volta para ser julgado em Caracas

ocrente 1769556863
Spread the love

Bogotá, 27 jan. 2026 – O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, declarou nesta terça-feira (27) que os Estados Unidos devem repatriar o ex-ditador venezuelano Nicolás Maduro, capturado por tropas americanas no início do mês, para que ele responda à Justiça da Venezuela.

Durante evento na capital colombiana, o chefe de Estado criticou a operação realizada em 3 de janeiro por militares norte-americanos. “A maneira de superar nossas diferenças não é lançando mísseis contra os pobres. Não se deve bombardear Caracas, terra natal de Simón Bolívar”, afirmou.

Segundo Petro, Maduro “precisa ser devolvido e julgado em um tribunal venezuelano, não em um americano”, porque, nas palavras do colombiano, “a civilização latino-americana é diferente da anglo-saxônica europeia”.

Maduro e a esposa, Cilia Flores, estão sob custódia em Nova York. Eles respondem na Justiça federal dos EUA por narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e artefatos explosivos, além de conspiração para posse desse material.

Após a captura, o presidente americano, Donald Trump, mencionou a possibilidade de uma ação militar na Colômbia. Petro reagiu chamando Trump de “senil” e declarou disposição para “pegar em armas” em defesa do país. A tensão diminuiu depois de uma conversa telefônica entre os dois em 7 de janeiro, e o colombiano será recebido na Casa Branca na próxima terça-feira (3).

Com informações de Gazeta do Povo