Home / Internacional / UE e Índia firmam maior acordo de livre-comércio do mundo após 18 anos de negociações

UE e Índia firmam maior acordo de livre-comércio do mundo após 18 anos de negociações

ocrente 1769513678
Spread the love

Nova Délhi, 27 jan. 2026 – A União Europeia (UE) e a Índia concluíram nesta terça-feira (27) um tratado de livre-comércio considerado histórico pelos dois lados, unindo a segunda e a quarta maiores economias globais em um mercado potencial de dois bilhões de consumidores.

O anúncio foi feito horas antes da cerimônia oficial de assinatura, prevista para ocorrer durante a cúpula bilateral na capital indiana. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comemorou o desfecho de 18 anos de negociações. “Europa e Índia fazem história hoje. Criamos uma zona de livre comércio da qual ambos se beneficiarão”, escreveu ela na rede social X.

De acordo com informações preliminares, o pacto eliminará ou reduzirá tarifas em 96,6% das exportações de bens europeus, economia estimada em 4 bilhões de euros por ano em impostos de importação para as empresas do bloco. A UE projeta dobrar o valor de suas vendas de produtos para o mercado indiano até 2032.

O comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, definiu o entendimento como “o maior acordo de livre-comércio da história”, resultado, segundo ele, de “um ano de trabalho incansável e mais de uma década de preparação”.

Pelo lado indiano, o primeiro-ministro Narendra Modi destacou que o consenso foi alcançado na segunda-feira (26) e descreveu o tratado como “a mãe de todos os acordos” em mensagem por vídeo.

Os detalhes técnicos do texto permanecem confidenciais até a assinatura formal, mas Bruxelas e Nova Délhi afirmam que o acordo marca apenas o ponto de partida para uma cooperação econômica e estratégica mais ampla nos próximos anos.

Com informações de Gazeta do Povo