Home / Internacional / Delcy Rodríguez diz estar “cansada” de ordens de Washington e cobra fim da pressão dos EUA

Delcy Rodríguez diz estar “cansada” de ordens de Washington e cobra fim da pressão dos EUA

ocrente 1769434458
Spread the love

A líder interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou neste domingo (25) que está “farta” de receber instruções de Washington e pediu ao governo do presidente norte-americano Donald Trump que interrompa “imediatamente” o que classificou como interferência nos assuntos internos do país.

O pronunciamento ocorreu durante visita à refinaria de Puerto La Cruz, no estado de Anzoátegui. Diante de trabalhadores do complexo petrolífero, Rodríguez afirmou: “Basta de ordens de Washington”, sinalizando uma mudança de tom em relação à postura de diálogo adotada após a queda de Nicolás Maduro.

Pressão externa e discurso nacionalista

Seguindo a retórica chavista, a dirigente relacionou a crise venezuelana às sanções internacionais, que chamou de “medidas fascistas e extremistas”. “A República pagou um preço muito alto por enfrentar o fascismo e o extremismo. Nossa prioridade é defender a pátria e sua integridade territorial”, declarou.

Viagem a Washington em pauta

Na semana passada, um funcionário da Casa Branca disse à Agência EFE que Rodríguez deve viajar a Washington “em breve”. O anúncio veio dias após Trump se reunir com a opositora e Nobel da Paz María Corina Machado, a quem o republicano descartou, por ora, do processo de transição por considerar que ela não possui base política suficiente.

Em entrevista à revista The Atlantic, concedida pouco depois da captura de Maduro, Trump advertiu que Rodríguez “pagará um preço muito alto” caso não coopere com os Estados Unidos.

Com informações de Gazeta do Povo