Home / Internacional / Tempestade de inverno já cancela 1,3 mil voos nos EUA e ameaça 40 estados

Tempestade de inverno já cancela 1,3 mil voos nos EUA e ameaça 40 estados

ocrente 1769205862
Spread the love

Washington, 23 jan. 2026 – A chegada de uma forte tempestade de inverno aos Estados Unidos provocou o cancelamento de mais de 1.300 voos até a manhã deste sábado (24) e deve atingir pelo menos 40 estados durante o fim de semana, segundo o serviço de monitoramento aéreo FlightAware.

Impacto no transporte aéreo

Cerca de 200 milhões de pessoas podem enfrentar neve intensa, chuva congelante, formação de gelo nas vias e temperaturas muito baixas. A Delta Air Lines suspendeu operações em Texas, Oklahoma, Arkansas, Louisiana e Tennessee e emitiu alertas para dezenas de aeroportos do Sul e do Nordeste do país. United Airlines e American Airlines também flexibilizaram remarcações e isentaram taxas para passageiros afetados.

Projeções da AccuWeather indicam que a tempestade pode se tornar uma das mais abrangentes dos últimos anos, com potencial de causar até 6 mil cancelamentos de voos até segunda-feira (26), inclusive em regiões que não serão diretamente atingidas, devido a efeitos em cascata na malha aérea nacional.

Estados em alerta

Governos locais decretaram estado de emergência na Carolina do Norte e na Carolina do Sul. Equipes de transporte já espalham sal nas rodovias para reduzir a formação de gelo e preparam-se para lidar com eventuais quedas de energia e tráfego intenso.

No maior aeroporto do mundo em movimento de passageiros, o Hartsfield-Jackson, em Atlanta, funcionários operam equipamentos de remoção de neve e gelo antes da chegada do pior da tempestade, prevista para esta sexta-feira (23).

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) alerta que o sistema climático avançará rumo ao Nordeste durante o domingo (25), levando neve pesada e rajadas fortes de vento a grandes centros urbanos.

As autoridades recomendam que viajantes acompanhem a situação dos aeroportos e que motoristas evitem deslocamentos não essenciais enquanto durar o alerta.

Com informações de Gazeta do Povo