Home / Internacional / Milei exalta avanço conservador nas Américas em discurso no Fórum de Davos

Milei exalta avanço conservador nas Américas em discurso no Fórum de Davos

ocrente 1769025893
Spread the love

Davos, Suíça – O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou nesta quarta-feira (21) que “o mundo começou a despertar” diante das recentes vitórias de candidatos conservadores e de centro-direita no continente americano.

Falando no Fórum Econômico Mundial, o chefe de Estado destacou a eleição de líderes alinhados a esse espectro ideológico em Chile, Honduras e Bolívia, bem como o fortalecimento de sua própria base parlamentar na Argentina após as legislativas mais recentes.

2026 é o ano em que lhes trago boas notícias: o mundo começou a despertar. A melhor prova disso é o que está acontecendo na América com o renascer das ideias da liberdade”, declarou.

Comparação com discursos anteriores

Milei recordou suas participações no evento em 2024 e 2025. No primeiro ano, segundo ele, alertou para o perigo de o Ocidente “aderir a doses crescentes de socialismo”. No segundo, disse ter denunciado “parasitas mentais” atribuídos à esquerda. Desta vez, afirmou trazer “bons ventos” ao apresentar o que considera um novo ciclo político.

América como “farol”

O presidente argentino previu um protagonismo continental no processo de mudança: “A América será o farol de luz que voltará a acender todo o Ocidente”. Ao justificar a tese, citou valores da filosofia grega, do direito romano e da tradição judaico-cristã como fundamentos a serem retomados.

Temos pela frente um futuro melhor, mas esse futuro existe se voltarmos às raízes do Ocidente, isto é, às ideias da liberdade”, acrescentou.

Milei encerrou a apresentação com a frase: “Que Deus abençoe o Ocidente, que as forças do céu nos acompanhem e viva a liberdade”.

Com informações de Gazeta do Povo