Davos, Suíça – O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou nesta quarta-feira (21) que “o mundo começou a despertar” diante das recentes vitórias de candidatos conservadores e de centro-direita no continente americano.
Falando no Fórum Econômico Mundial, o chefe de Estado destacou a eleição de líderes alinhados a esse espectro ideológico em Chile, Honduras e Bolívia, bem como o fortalecimento de sua própria base parlamentar na Argentina após as legislativas mais recentes.
“2026 é o ano em que lhes trago boas notícias: o mundo começou a despertar. A melhor prova disso é o que está acontecendo na América com o renascer das ideias da liberdade”, declarou.
Comparação com discursos anteriores
Milei recordou suas participações no evento em 2024 e 2025. No primeiro ano, segundo ele, alertou para o perigo de o Ocidente “aderir a doses crescentes de socialismo”. No segundo, disse ter denunciado “parasitas mentais” atribuídos à esquerda. Desta vez, afirmou trazer “bons ventos” ao apresentar o que considera um novo ciclo político.
América como “farol”
O presidente argentino previu um protagonismo continental no processo de mudança: “A América será o farol de luz que voltará a acender todo o Ocidente”. Ao justificar a tese, citou valores da filosofia grega, do direito romano e da tradição judaico-cristã como fundamentos a serem retomados.
“Temos pela frente um futuro melhor, mas esse futuro existe se voltarmos às raízes do Ocidente, isto é, às ideias da liberdade”, acrescentou.
Milei encerrou a apresentação com a frase: “Que Deus abençoe o Ocidente, que as forças do céu nos acompanhem e viva a liberdade”.
Com informações de Gazeta do Povo