Washington (20.jan.2026) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta terça-feira (20) em sua rede social Truth Social uma montagem que exibe um mapa das Américas onde Canadá, Groenlândia e Venezuela aparecem cobertos pela bandeira norte-americana.
A imagem foi inserida digitalmente em uma fotografia real feita em agosto passado no Salão Oval, durante reunião de Trump com lideranças europeias. Participaram do encontro o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a premiê italiana, Giorgia Meloni, o chanceler alemão, Friedrich Merz, o líder finlandês, Alexander Stubb, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
No centro da mesa, entre Trump e os demais dirigentes, surge o mapa alterado pela Inteligência Artificial (IA), apresentando os três territórios sob o estandarte dos EUA.
Recorrência de tensão com vizinhos e aliados
A postagem reforça as metas de política externa que Trump sinaliza desde o início do atual mandato. O presidente já descreveu o Canadá como “mais um estado americano” e, após capturar Nicolás Maduro, anunciou a intenção de julgar o líder venezuelano em Nova York, depois de instalar um governo interino em Caracas chefiado por Delcy Rodríguez.
Nas últimas semanas, Trump também ameaçou anexar a Groenlândia — território autônomo da Dinamarca —, sugerindo o uso da força, o que provocou atrito dentro da Otan.
Sequência de publicações
Poucas horas antes da montagem com o mapa, o mandatário compartilhou outra imagem em que aparece hasteando a bandeira dos EUA na ilha ártica, acompanhado do secretário de Estado, Marco Rubio, e do vice-presidente, J.D. Vance.
Agenda em Davos
A divulgação ocorre às vésperas da participação de Trump no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. Na agenda, está confirmado um encontro com Mark Rutte para discutir especificamente a situação da Groenlândia.
Não há, até o momento, reação oficial dos governos de Canadá, Dinamarca ou Venezuela à nova postagem.
Com informações de Gazeta do Povo