Home / Internacional / Trump cobra Dinamarca e ameaça aliados com tarifas para “eliminar ameaça russa” na Groenlândia

Trump cobra Dinamarca e ameaça aliados com tarifas para “eliminar ameaça russa” na Groenlândia

ocrente 1768835111
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a Dinamarca nesta segunda-feira (19.jan.2026) por, segundo ele, não ter neutralizado a “ameaça russa” na Groenlândia. Em publicação na rede Truth Social, o republicano afirmou que “chegou a hora” de agir.

“Há 20 anos, a Otan diz à Dinamarca que ela deve eliminar a ameaça russa da Groenlândia. Infelizmente, a Dinamarca não conseguiu. Chegou a hora, e isso será feito”, escreveu o chefe da Casa Branca.

Trump tem insistido, há semanas, que Washington deve assumir o controle da ilha “a qualquer custo”, justificando que a iniciativa impediria uma possível ocupação chinesa ou russa.

Ameaça tarifária

No sábado (17.jan), o presidente anunciou que produtos de Alemanha, França, Reino Unido, Suécia, Noruega, Holanda, Finlândia e Dinamarca — todos membros da Otan que enviaram tropas à Groenlândia — serão alvo de tarifa de 10% a partir de 1.º de fevereiro, caso esses países continuem a recusar apoio aos planos de anexação norte-americana. O percentual, advertiu, poderá subir para 25% em junho se a resistência persistir.

Reação europeia

A ofensiva levou o presidente do Conselho Europeu, António Costa, a anunciar no domingo (18.jan) uma reunião extraordinária para coordenar a resposta do bloco. Nesta segunda-feira, uma porta-voz confirmou que chefes de Estado e de governo da União Europeia se encontrarão na próxima quinta-feira (22.jan), às 19h em Bruxelas (15h de Brasília), a fim de discutir uma posição conjunta diante das pressões de Washington.

Até o momento, nem a Dinamarca nem a Otan se pronunciaram oficialmente sobre as últimas declarações de Trump.

Com informações de Gazeta do Povo