Home / Política / Sem Lula, Esther Dweck será única voz do governo brasileiro no Fórum de Davos

Sem Lula, Esther Dweck será única voz do governo brasileiro no Fórum de Davos

ocrente 1768829698
Spread the love

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, foi designada como a única representante do governo federal no Fórum Econômico Mundial, que ocorre de 19 a 23 de janeiro em Davos, na Suíça.

De acordo com a programação oficial, Dweck comandará o grupo de governo da Colaboração, formado por dez países. A agenda da ministra prevê, na terça-feira (20), a condução da reunião do Global Digital Collaboration (GDC). Já na quarta-feira (21), ela participa de um painel sobre perspectivas de crescimento para a América Latina.

Inicialmente, os nomes das ministras Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) constavam na grade preliminar de palestras, mas ambas cancelaram presença. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também não viajará a Davos e segue sem comparecer ao evento em seu terceiro mandato, iniciado em 2023.

Expectativa internacional

Entre os destaques da edição deste ano está a possível participação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A presença do republicano ocorre em meio às tensões sobre uma eventual anexação da Groenlândia. Em carta enviada ao primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, Trump reclamou de não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz e afirmou que agora poderia “pensar no que é bom e adequado” para os EUA.

Para confirmar sua ida, Trump exigiu que temas progressistas — ou “woke”, como classificou — fiquem fora dos debates. Dessa forma, a programação deve se concentrar em cooperação internacional, especialmente nos eixos de tecnologia e empregos.

Outro assunto que deve aparecer nos discursos é a captura do venezuelano Nicolás Maduro, ação que divide governos entre aplausos à restauração da democracia e críticas a uma suposta intervenção.

Com a ausência de Lula e de outras autoridades brasileiras, Esther Dweck terá a incumbência de representar o país em todas as discussões e reuniões oficiais programadas para os três dias de fórum.

Com informações de Gazeta do Povo