Home / Internacional / Disputa entre dissidentes das Farc termina com 27 mortos no sul da Colômbia

Disputa entre dissidentes das Farc termina com 27 mortos no sul da Colômbia

ocrente 1768802652
Spread the love

Pelo menos 27 integrantes do Estado-Maior Central (EMC), uma das facções dissidentes das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), morreram no último domingo (18) durante um confronto armado com o Estado-Maior de Blocos e Frentes (EMBF) em uma zona rural de El Retorno, município do departamento de Guaviare, a cerca de 300 quilômetros de Bogotá.

Fontes militares ouvidas pela agência Reuters informaram que o embate, considerado o mais violento dos últimos meses na região, ocorreu em uma área amazônica dominada pelo cultivo de folha de coca, matéria-prima da cocaína. As duas facções disputam o controle das rotas de narcotráfico e de atividades de mineração ilegal.

O EMC é liderado por Néstor Gregorio Vera, conhecido como Iván Mordisco, apontado pelas autoridades como um dos criminosos mais procurados do país. Seu grupo foi o que registrou as baixas. Do outro lado estava o EMBF, comandado por Alexander Díaz Mendoza, o Calarcá Córdoba.

Embora as Farc tenham deposto as armas em 2017, diversas dissidências mantêm-se ativas. A guerra interna, que já dura mais de seis décadas, soma aproximadamente 450 mil mortes, segundo estimativas oficiais.

Com informações de Gazeta do Povo