Home / Internacional / Repressão no Irã já contabiliza 5 mil mortos, dizem autoridades

Repressão no Irã já contabiliza 5 mil mortos, dizem autoridades

ocrente 1768746883
Spread the love

Teerã – 18 jan. 2026. Cerca de 5 mil pessoas morreram durante a repressão aos protestos que há mais de 20 dias se espalham pelo Irã, informou neste domingo (18) uma fonte do governo iraniano à agência Reuters. O número foi confirmado pela Agência de Notícias dos Ativistas dos Direitos Humanos (HRANA).

As manifestações começaram em 28 de dezembro, motivadas pela deterioração da economia e pelo alto custo de vida. Rapidamente, o movimento passou a exigir o fim do regime dos aiatolás, que governa o país desde 1979.

Segundo relatos, forças de segurança têm usado munição real contra os manifestantes. A HRANA registra ainda 24 mil prisões desde o início dos protestos. Em balanço anterior, a organização havia confirmado 3.308 mortes e investigava outras 4.382. O canal Iran International, citando fontes da segurança, falou em 12 mil mortos.

Resposta oficial

O procurador de Teerã, Ali Salehi, declarou na TV estatal que a resposta do governo foi “firme, dissuasiva e rápida”. O regime classificou as manifestações como ações “terroristas” e cortou o acesso à internet em 8 de janeiro.

O líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, voltou a criticar os protestos no sábado (17). “A nação iraniana deve quebrar as costas dos insurgentes”, afirmou, acrescentando que os Estados Unidos são responsáveis pelas mortes. O presidente americano, Donald Trump, ameaçou atacar o Irã após a escalada da violência, reacendendo tensões entre os dois países.

O governo iraniano nega responsabilidade direta pelas vítimas e acusa manifestantes de provocarem os confrontos. Autoridades também sustentam que agentes norte-americanos teriam se infiltrado nos atos.

Com informações de Gazeta do Povo