O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou convite ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para participar do chamado Conselho da Paz, colegiado que deverá coordenar a administração provisória e a reconstrução da Faixa de Gaza. A carta foi encaminhada à embaixada do Brasil em Washington, segundo informações divulgadas por UOL e Globo.
O grupo, anunciado por Trump nesta semana, faz parte do plano norte-americano para consolidar o cessar-fogo entre Israel e Hamas. Além de Lula, foram convidados o presidente da Argentina, Javier Milei — que publicou imagem do convite em suas redes sociais —, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.
De acordo com a proposta, o Conselho da Paz terá a tarefa de supervisionar temporariamente o território palestino e apoiar obras de infraestrutura após a série de ofensivas militares israelenses. O Palácio do Planalto ainda não confirmou se o presidente brasileiro aceitará a participação.
Sinais de reaproximação bilateral
O convite chega em meio a gestos de aproximação entre Brasília e Washington. Recentemente, os dois governos avançaram em negociações que resultaram na retirada de tarifas adicionais sobre produtos brasileiros, como café e carnes. Além disso, os Estados Unidos removeram o ministro do STF Alexandre de Moraes e sua esposa da lista de sancionados pela Lei Magnitsky.
Valores esquecidos nos bancos
O Banco Central informou que os brasileiros têm R$ 10,025 bilhões em recursos esquecidos em bancos e outras instituições financeiras, segundo a atualização de novembro do Sistema de Valores a Receber (SVR). O órgão reforça que não há cobrança para consultas ou antecipação dos valores.
Até o momento, não há prazo divulgado para a primeira reunião do Conselho da Paz, nem detalhes sobre o formato de participação dos países convidados.
Com informações de Direita Online