Home / Internacional / Diretor da CIA visita Caracas e se reúne com Delcy Rodríguez para tratar de cooperação

Diretor da CIA visita Caracas e se reúne com Delcy Rodríguez para tratar de cooperação

ocrente 1768572282
Spread the love

O diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), John Ratcliffe, manteve um encontro em Caracas com a ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na quinta-feira, 15 de janeiro, informou o jornal The New York Times.

A reunião ocorreu no mesmo dia em que a líder opositora María Corina Machado esteve na Casa Branca, onde presenteou o presidente Donald Trump com sua medalha de ouro do Nobel.

Ratcliffe tornou-se o mais alto representante do governo norte-americano e o primeiro membro do gabinete a pisar na Venezuela desde a operação militar dos EUA que culminou na captura de Nicolás Maduro, há cerca de duas semanas.

Uma fonte em Washington disse ao Times que o encontro foi solicitado por Trump com o objetivo de transmitir o recado de que Washington espera uma melhora nas relações de trabalho com o governo provisório venezuelano.

Segundo o jornal, o chefe da CIA e Rodríguez discutiram cooperação em inteligência, estabilidade econômica e medidas para impedir que o país sirva de refúgio a adversários dos Estados Unidos, especialmente narcotraficantes.

Relatório confidencial concluído pela CIA antes da operação militar avaliou que aliados de alto escalão de Maduro, entre eles Delcy Rodríguez, estariam em melhor posição para manter a estabilidade de curto prazo caso o ditador fosse removido. As informações foram repassadas ao Wall Street Journal por fontes próximas ao documento.

Em declaração nesta quinta-feira (15), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, reiterou a posição do governo de que María Corina Machado não dispõe de apoio interno suficiente para conduzir uma transição política na Venezuela.

Com informações de Gazeta do Povo