Home / Internacional / França desloca tropas para a Groenlândia após nova ameaça de anexação feita por Trump

França desloca tropas para a Groenlândia após nova ameaça de anexação feita por Trump

ocrente 1768520981
Spread the love

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, o envio de militares e equipamentos franceses para a Groenlândia. A medida foi apresentada como resposta às recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que voltou a defender a incorporação do território, atualmente sob soberania da Dinamarca, aos EUA.

Macron comunicou a decisão durante discurso às Forças Armadas, realizado na base aérea de Istres, no sul da França. Segundo o chefe de Estado francês, uma primeira equipe já se encontra em solo groenlandês e deverá receber reforços “nos próximos dias”.

Operação multinacional no Ártico

Fontes do governo em Paris informaram que o destacamento faz parte de uma operação conjunta que engloba Alemanha, Suécia e Noruega, coordenada com Copenhague. O esforço coletivo inclui exercícios militares e intensificação da vigilância na região ártica.

Impasse diplomático com Washington

A movimentação ocorre menos de 24 horas depois de uma reunião em Washington entre representantes dos Estados Unidos, Dinamarca e Groenlândia terminar sem consenso sobre o futuro político do território. De acordo com o governo dinamarquês, permanecem “divergências fundamentais” em relação à posição americana, embora tenha sido constituído um grupo de trabalho para continuar as discussões.

Nos últimos dias, Trump voltou a citar supostas ameaças de China e Rússia para justificar sua intenção de controlar a Groenlândia, afirmando publicamente que “conseguirá o território de um jeito ou de outro”.

Com o envio do contingente francês, cresce a presença militar europeia no Ártico em meio ao aumento das tensões geopolíticas na região.

Com informações de Gazeta do Povo