Washington (EUA) – O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a suspensão do processamento de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A medida, divulgada em postagem na rede social X, foi justificada pela alegação de que imigrantes dessas nações estariam recebendo benefícios sociais “em níveis inaceitáveis”.
O congelamento passa a valer em 21 de janeiro e não tem prazo para terminar. Segundo o órgão, a restrição vigorará “até que os EUA possam garantir que novos imigrantes não extrairão riqueza do povo americano”.
Quem é afetado
Os vistos de não imigrante – como os temporários de turismo e negócios – permanecem inalterados. A lista completa dos 75 países ainda não foi divulgada oficialmente, mas veículos de imprensa norte-americanos indicam que, além do Brasil, a suspensão inclui Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen.
Orientação anterior
Em novembro, o Departamento de Estado já havia encaminhado orientação a embaixadas e consulados norte-americanos para negar vistos com base em fatores como condições de saúde (obesidade e doenças crônicas), idade ou probabilidade de o solicitante recorrer a benefícios públicos.
Com informações de Gazeta do Povo