Home / Política / Defensoria do DF apura estado de saúde de Bolsonaro na sede da PF

Defensoria do DF apura estado de saúde de Bolsonaro na sede da PF

ocrente 1768343656
Spread the love

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) abriu, nesta terça-feira (13), procedimento para averiguar as condições de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A investigação atende a pedidos encaminhados pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO).

Em publicação na rede social X, Gayer informou que protocolou a solicitação na segunda-feira (12) e que o órgão deferiu a abertura da apuração no dia seguinte. Já Izalci Lucas afirmou, em vídeo divulgado nas redes, que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), age por “vingança” contra Bolsonaro, sentenciado a 27 anos e três meses de prisão por suposta tentativa de golpe de Estado.

A defesa do ex-presidente alega que o quadro de saúde se agravou após uma queda ocorrida na cela na semana passada. Bolsonaro foi atendido pela equipe médica de plantão na manhã seguinte ao incidente; a transferência para um hospital só foi autorizada por Moraes no dia seguinte ao pedido dos advogados.

Segundo o cardiologista Brasil Caiado, que acompanha Bolsonaro, exames indicaram traumatismo craniano leve sem lesões intracranianas. No fim de semana, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro relatou que o marido apresenta tonturas e instabilidade ao se levantar.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) chegou a instaurar sindicância para analisar o atendimento médico fornecido pela Polícia Federal, mas a iniciativa foi anulada por Moraes, que determinou o depoimento do presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, à corporação.

Até a publicação desta reportagem, a Defensoria Pública do DF não havia se manifestado sobre o andamento do procedimento.

Com informações de Gazeta do Povo