Home / Política / Motta condiciona apoio à reeleição de Lula a “gestos de reciprocidade”

Motta condiciona apoio à reeleição de Lula a “gestos de reciprocidade”

ocrente 1768287876
Spread the love

Brasília — O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (12) que somente decidirá se apoiará a tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após receber “gestos concretos” do Palácio do Planalto.

“A política se faz com reciprocidade. Precisamos entender quais apoios e gestos teremos para definir quem vamos apoiar”, declarou o parlamentar a jornalistas em João Pessoa (PB).

Interesses locais

Motta participou de um evento ao lado do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, aliado de sua família na Paraíba. O deputado busca o respaldo de Lula para impulsionar a candidatura de seu pai, Nabor Wanderley — prefeito de Patos (PB) — a uma das vagas do estado no Senado.

No mês passado, após a posse de Feliciano, Motta levou o pai ao gabinete presidencial, gesto que representou uma reaproximação com Lula após a escolha do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) como relator do projeto de lei antifacção.

Alianças no Estado

Além da disputa ao Senado, o presidente da Câmara sinalizou apoio ao governador João Azevêdo (PSB) para a segunda cadeira paraibana na Casa e mencionou o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como seu preferido para a sucessão estadual.

Votos de 2022

Lula venceu nas duas etapas da eleição de 2022 na Paraíba. No primeiro turno, obteve 64,21% dos votos válidos contra 29,62% de Jair Bolsonaro (PL). No segundo, ampliou a vantagem para 66,62%, enquanto o adversário alcançou 33,38%.

Com o calendário eleitoral de 2026 se aproximando, Motta mantém a cautela pública sobre endossar o projeto de reeleição do petista, aguardando contrapartidas que fortaleçam sua base política no estado.

Com informações de Gazeta do Povo