No fim de sua gestão à frente do Ministério da Justiça, Ricardo Lewandowski encaminhou à Polícia Federal um pedido de apuração contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O ofício, datado dos últimos dias do ministro no cargo, foi motivado por representação da deputada federal Dandara (PT-MG).
A parlamentar acusa o senador de crime contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após publicação em rede social que comparou Lula ao líder venezuelano Nicolás Maduro. A comparação ocorreu depois de Maduro ter sido preso em operação conduzida pelos Estados Unidos.
O despacho ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, foi assinado por Eliza Pimentel da Costa Simões, coordenadora-geral de Administração do gabinete ministerial. No documento, a pasta solicita que eventuais devoluções de autos sejam remetidas ao gabinete do ministro e que respostas sejam encaminhadas à Secretaria Nacional de Assuntos Legislativos, responsável por informar Dandara sobre o andamento.
A deputada também pediu que a PF preserve provas digitais relacionadas à postagem. Em nota nas redes, Dandara afirmou que “a democracia exige liberdade de expressão, mas também compromisso com a verdade, respeito às instituições e responsabilidade no debate público”.
Até o momento, não há confirmação de abertura de inquérito nem manifestação oficial da Polícia Federal sobre o encaminhamento.
Com informações de Direita Online