Home / Internacional / Delcy Rodríguez rebate Trump e afirma que governo venezuelano continua no comando

Delcy Rodríguez rebate Trump e afirma que governo venezuelano continua no comando

ocrente 1768252794
Spread the love

Caracas – A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou nesta segunda-feira (12) que a administração chavista permanece no controle do país, em resposta a uma publicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se autointitulou “presidente interino” venezuelano.

“Ratificamos e reafirmamos a soberania e a independência da Venezuela. Vi caricaturas na Wikipedia sobre quem manda na Venezuela. Aqui existe um governo que manda na Venezuela”, disse Rodríguez durante evento em Catia La Mar, no estado de La Guaira, transmitido pela emissora estatal VTV. A líder chavista não citou Trump nominalmente.

Trump exibe montagem em rede social

No fim de semana, o presidente norte-americano publicou na plataforma Truth Social a imagem de um suposto trecho da Wikipedia que o descrevia como “presidente interino da Venezuela desde janeiro de 2026”, menção que aparecia antes de seu cargo de 45º e 47º presidente dos Estados Unidos. O registro, porém, é uma montagem; o verbete oficial permanece inalterado.

Captura de Maduro e anúncio de transição

Nicolás Maduro foi detido em 3 de janeiro, em Caracas, numa operação conduzida pelos EUA, junto com a esposa, Cilia Flores. Após a ação, Trump afirmou que Washington administrará o país caribenho até que ocorra uma transição de poder.

O norte-americano também adiantou que o secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário de Guerra, Pete Hegseth, liderarão um grupo responsável por coordenar essa transição, acrescentando que Delcy Rodríguez estaria “cooperando” com o processo.

Contradições sobre quem governa

Em 6 de janeiro, Rodríguez negou que agentes externos comandem a Venezuela. No dia seguinte, entretanto, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou que os EUA “continuarão ditando” decisões do regime interino venezuelano.

No discurso desta segunda-feira, a dirigente chavista reforçou que “há uma presidente no comando” e classificou Maduro como “refém” dos norte-americanos. “Avançamos nas relações internacionais de respeito, no âmbito da legalidade internacional, para reivindicar e proteger os direitos de nossa amada Venezuela”, concluiu.

Com informações de Gazeta do Povo