Home / Internacional / Regime venezuelano libera 24 presos políticos em nova operação noturna, aponta ONG

Regime venezuelano libera 24 presos políticos em nova operação noturna, aponta ONG

ocrente 1768217713
Spread the love

CARACAS — O governo da Venezuela, hoje comandado interinamente pela vice-presidenta Delcy Rodríguez após a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, libertou 24 presos políticos em uma ação noturna no fim de semana. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (12) pela organização não governamental Foro Penal.

Segundo a entidade, foram soltos cidadãos venezuelanos e estrangeiros, entre eles pessoas de nacionalidade italiana, mantidos nas penitenciárias de La Crisálida e El Rodeo 1. O Foro Penal informou que continua verificando a possível saída de outros detidos ao longo do dia.

Até a semana passada, apenas 17 presos políticos haviam deixado as cadeias venezuelanas. Ainda assim, o país mantém, de acordo com a ONG, pelo menos 803 pessoas encarceradas por motivos políticos.

A lista divulgada anteriormente pela organização já incluía diversos cidadãos espanhóis: Andrés Martínez Adasme, Ernesto Gorbe, José María Basoa, Miguel Moreno Dapena e a ativista Rocío San Miguel, que possui dupla nacionalidade espanhola e venezuelana.

As liberações são interpretadas por familiares e organizações de defesa dos direitos humanos como resultado da pressão exercida pelos Estados Unidos desde a detenção de Maduro, em 3 de janeiro. Sem comunicados oficiais do Palácio de Miraflores, parentes de presos continuam reunidos em frente às principais unidades prisionais do país, aguardando notícias.

A morte recente de um policial sob custódia intensificou os apelos pela libertação imediata de todos os detidos, em meio ao receio de novos óbitos dentro do sistema carcerário.

Com informações de Gazeta do Povo