O senador republicano Lindsey Graham informou nesta quarta-feira (7) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu aval à tramitação de um projeto de lei que amplia sanções contra a Rússia e pode atingir parceiros comerciais de Moscou, entre eles o Brasil.
De acordo com Graham, a proposta determina a aplicação de tarifas secundárias de até 500% sobre todos os produtos importados de países que continuarem adquirindo petróleo, derivados ou urânio russos. O objetivo é cortar receitas do governo de Vladimir Putin e pressionar pelo fim da ofensiva na Ucrânia.
“Após uma reunião muito produtiva com o presidente Trump, ele deu sinal verde ao projeto bipartidário no qual venho trabalhando há meses”, escreveu o senador nas redes sociais. O texto foi elaborado em parceria com o democrata Richard Blumenthal e outros parlamentares.
O projeto concede poderes amplos ao chefe do Executivo norte-americano para isolar economicamente a Rússia e punir nações que mantêm compras de energia de Moscou, como Índia, China e Brasil. Graham afirmou que a medida oferecerá a Trump “grande vantagem” nas negociações com esses países.
Com o endosso da Casa Branca, a votação no Congresso poderá ocorrer já na próxima semana. O senador disse esperar aprovação expressiva de republicanos e democratas.
Com informações de Gazeta do Povo