Caracas, 6 jan. 2026 – A chefe de Estado interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou nesta terça-feira (6) que “nenhum agente externo” exerce controle sobre o país. A afirmação foi feita durante evento transmitido pela emissora estatal Venezolana de Televisión (VTV), em resposta às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Estamos aqui governando junto do povo. O governo venezuelano administra nosso país, ninguém mais. Não há nenhum agente externo governando a Venezuela. Pessoalmente, àqueles que me ameaçam, digo: meu destino é decidido somente por Deus”, afirmou Rodríguez.
Segundo o portal Efecto Cocuyo, a dirigente acrescentou que venezuelanos têm marchado nas ruas para exigir a libertação do ex-presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, capturados por militares norte-americanos no sábado (3).
“Nos fortalecemos, crescemos espiritualmente para enfrentar os desafios, as agressões, as ameaças”, declarou.
Após a detenção de Maduro, Trump afirmou que os Estados Unidos administrarão a Venezuela até que ocorra uma transição de poder. O líder norte-americano anunciou ainda a formação de um grupo, chefiado pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e pelo secretário de Guerra, Pete Hegseth, para coordenar esse processo, acrescentando que Delcy Rodríguez estaria colaborando com o plano.
Com informações de Gazeta do Povo