Home / Internacional / Governo venezuelano detém 14 jornalistas durante posse de Delcy Rodríguez

Governo venezuelano detém 14 jornalistas durante posse de Delcy Rodríguez

ocrente 1767677681
Spread the love

O Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa da Venezuela (SNTP) denunciou que 14 profissionais de comunicação foram detidos nesta segunda-feira (5) enquanto cobriam a instalação do novo período legislativo da Assembleia Nacional, em Caracas, que marcou a posse de Delcy Rodríguez como líder interina do país.

Segundo o SNTP, 11 dos detidos trabalham para veículos e agências internacionais e um atua em meio de comunicação nacional. Até o início da noite, quatro jornalistas haviam sido liberados, mas dez continuavam sob custódia, alguns sem confirmação oficial de paradeiro, configurando possível desaparecimento forçado.

As prisões ocorreram dentro do Palácio Legislativo e nas áreas adjacentes. Agentes impediram transmissões ao vivo, gravações de vídeo e captura de imagens da cerimônia. Ao menos três profissionais foram conduzidos pela Direção-Geral de Contrainteligência Militar (DGCIM) a dependências da Guarda Nacional no edifício, onde celulares foram revistados após exigência de senhas; conteúdos como fotos, mensagens, contatos, e-mails e arquivos em nuvem foram vasculhados.

O episódio acontece em meio à transição política iniciada após a captura do ex-presidente Nicolás Maduro e da ex-primeira-dama Cilia Flores no sábado (3), em operação de forças especiais dos Estados Unidos. Ambos começaram a ser julgados nesta segunda sob acusações de narcotráfico, corrupção e violações de direitos humanos.

O sindicato afirmou que não há avanço rumo a uma transição democrática enquanto persistirem perseguições, censura e detenções arbitrárias. A entidade exige a libertação imediata de 23 profissionais de imprensa que seguem presos no país e o desbloqueio de mais de 60 veículos de comunicação atualmente censurados.

Com informações de Gazeta do Povo