Home / Internacional / Maduro desembarca algemado em tribunal de Nova York para primeira audiência

Maduro desembarca algemado em tribunal de Nova York para primeira audiência

ocrente 1767630872
Spread the love

NOVA YORK (EUA) – O ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro foi levado sob custódia, na manhã desta segunda-feira (5), ao Tribunal Federal do Distrito Sul de Nova York, em Manhattan, para a primeira audiência do processo em que é acusado de crimes ligados ao narcotráfico.

Maduro, destituído do poder em Caracas e capturado no sábado (3), desembarcou no heliporto de Wall Street ao lado da esposa, Cilia Flores. Ambos haviam sido transferidos do Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn (MDC) em um helicóptero operado por agentes da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA).

A chegada ao edifício judicial mobilizou forte esquema de segurança. Manifestantes e veículos de imprensa se posicionaram diante da corte nas primeiras horas do dia. O réu deveria ser apresentado ao juiz às 12h (14h em Brasília).

O Departamento de Justiça dos EUA tornou pública, no sábado, uma acusação formal apresentada em 2020 que liga Maduro a uma rede internacional de tráfico de cocaína. O documento inclui pedidos de prisão e a oferta de recompensa por informações que levassem à captura do ex-líder venezuelano.

De acordo com a promotoria, a audiência desta segunda-feira marca o início do trâmite judicial que definirá se Maduro permanecerá detido durante todo o processo ou se poderá aguardar o julgamento em liberdade sob condições determinadas pela Corte.

A defesa de Cilia Flores, que também enfrenta acusações, não se pronunciou antes da sessão.

Com informações de Gazeta do Povo