Washington (03.jan.2026) – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, informou que Nicolás Maduro foi capturado por militares norte-americanos e deverá responder a acusações criminais na Justiça dos EUA. A declaração foi transmitida ao senador republicano Mike Lee, que divulgou o conteúdo em sua conta na rede social X na manhã deste sábado.
Segundo Lee, Rubio garantiu que “as ações militares que vimos na madrugada foram para proteger e defender aqueles que executavam o mandado de prisão” e acrescentou que, com a detenção do líder venezuelano, “não haverá novas operações militares” no país vizinho.
Horas antes, o presidente dos EUA, Donald Trump, havia anunciado um ataque em larga escala contra a Venezuela. De acordo com o mandatário, a operação resultou na captura de Maduro e de sua esposa. Explosões foram registradas em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira, atingindo instalações estratégicas como o Forte Tiuna – sede do Ministério da Defesa – e a base aérea de La Carlota.
O governo venezuelano confirmou a investida, mas não detalhou o número de mortos ou feridos.
Com informações de Gazeta do Povo