Home / Internacional / Milei trabalha para criar bloco de dez governos de direita na América do Sul

Milei trabalha para criar bloco de dez governos de direita na América do Sul

ocrente 1767369862
Spread the love

Buenos Aires — O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou em entrevista exclusiva à CNN em Espanhol que está “ativamente” articulando a formação de um bloco de nações governadas pela direita na América do Sul.

Em trecho da conversa divulgado na quarta-feira (31), Milei declarou que o continente “acordou do pesadelo do socialismo” e contou que já há “um grupo de dez países” engajados na iniciativa, ainda sem nome definido. “Vamos continuar avançando”, garantiu o mandatário argentino.

Segundo Milei, o objetivo é “abraçar as ideias de liberdade” e enfrentar, em suas palavras, “o câncer do socialismo em suas diferentes versões, seja o socialismo do século XXI, o movimento woke ou as correntes mais extremas”. Para ele, o modelo socialista “é uma farsa” que permite a “um conjunto de foras da lei” tomar o poder e empobrecer a população.

Virada ideológica na região

A proposta surge em meio a uma mudança no mapa político latino-americano: atualmente, seis países são governados pela direita e outros seis pela esquerda. Até 2023, a esquerda detinha a maioria. Vitórias recentes de partidos conservadores em nações como Chile e Bolívia contribuíram para esse novo equilíbrio.

Não foram divulgados detalhes sobre quais países fazem parte do grupo nem eventuais prazos para formalização do bloco.

Com informações de Gazeta do Povo