Home / Política / Carlos Jordy diz já ter apoio suficiente para CPMI do Banco Master e planeja protocolar pedido em fevereiro

Carlos Jordy diz já ter apoio suficiente para CPMI do Banco Master e planeja protocolar pedido em fevereiro

ocrente 1767210574
Spread the love

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), vice-líder da oposição na Câmara, afirmou nesta quarta-feira (31) que já reuniu as assinaturas necessárias para solicitar a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar o Banco Master.

Segundo Jordy, até o momento foram coletadas 205 manifestações de apoio, sendo 177 de deputados e 28 de senadores. Para a instalação de uma CPMI, o mínimo exigido é de 171 deputados e 27 senadores.

Apesar de ter ultrapassado o limite necessário, o parlamentar informou à CNN que o protocolo oficial será feito apenas em fevereiro, quando o Congresso Nacional retomará os trabalhos após o recesso. Ele pretende ampliar a chamada “gordurinha” de assinaturas para neutralizar eventuais pressões do governo, que, segundo ele, pode atuar para convencer parlamentares a retirar o apoio.

Para que a comissão seja aberta, o presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), precisa convocar uma sessão conjunta e ler o requerimento em plenário.

Foco da investigação

A CPMI pretende apurar fraudes financeiras atribuídas ao Banco Master, estimadas pela Polícia Federal em cerca de R$ 12,2 bilhões na Operação Compliance Zero. Os autores do pedido também querem examinar possíveis conexões político-institucionais relacionadas ao caso.

Jordy defende que a comissão investigue responsabilidades políticas e institucionais, falhas de regulação, impactos econômicos e eventuais necessidades de ajustes legislativos. Ele citou ainda o interesse em ouvir Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, sobre um contrato de sua empresa de advocacia com o banco.

A iniciativa faz parte de uma ofensiva da oposição, anunciada na segunda-feira (29), que inclui também um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes.

Com informações de Gazeta do Povo