Uma quadrilha roubou aproximadamente 30 milhões de euros em dinheiro, barras de ouro e joias ao invadir a agência do banco Sparkasse em Gelsenkirchen, no oeste da Alemanha, durante o fim de semana do Natal, informou a polícia local.
De acordo com as investigações, os criminosos acessaram primeiro uma garagem contígua ao edifício do banco. A partir desse ponto, cavaram em direção ao subsolo da instituição e utilizaram uma furadeira de grande porte para perfurar a parede do cofre subterrâneo, abrindo um buraco que deu passagem direta ao interior do compartimento.
Já dentro do cofre, o grupo arrombou mais de 3 mil caixas de segurança. Segundo a polícia, cerca de 95% dos compartimentos foram violados. Testemunhas relataram ter visto vários homens carregando bolsas grandes pela escadaria da garagem entre a noite de sábado (27) e a madrugada de domingo (28) de dezembro.
Imagens de câmeras de segurança registraram um Audi RS 6 preto deixando o local na manhã de segunda-feira (29). O crime só foi descoberto quando um alarme de incêndio disparou nas primeiras horas desse mesmo dia, levando policiais e bombeiros a vasculharem o prédio.
Na terça-feira (30), a área em frente à agência foi isolada devido à aglomeração de clientes em busca de informações. O Sparkasse informou que o conteúdo de cada caixa é segurado até 10,3 mil euros e orientou os correntistas a verificar coberturas adicionais em seguros residenciais.
Até o momento, nenhum suspeito foi preso e a polícia segue em busca dos autores do roubo, descrito por um porta-voz como “algo digno de Hollywood” pelo nível de planejamento e pelo uso de equipamentos pesados.
Com informações de Gazeta do Povo