Home / Política / Vereador em prisão domiciliar assume Prefeitura de Turilândia após detenção do prefeito

Vereador em prisão domiciliar assume Prefeitura de Turilândia após detenção do prefeito

ocrente 1767019007
Spread the love

São Luís (MA) – Três dias depois de ser detido pela Operação Tântalo, o presidente da Câmara de Turilândia, José Luis Araújo Diniz (União Brasil), conhecido como Pelego, tomou posse como prefeito interino do município de 31 mil habitantes, a cerca de 150 km da capital maranhense.

A cerimônia ocorreu em sessão extraordinária da Câmara Municipal na última sexta-feira (26). Pelego recebeu autorização judicial para participar das sessões legislativas após converter sua prisão preventiva, decretada na terça-feira (23), em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica no dia seguinte.

Operação Tântalo

A investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão apura um suposto esquema de desvio de R$ 56 milhões dos cofres públicos, principalmente nas áreas de saúde e assistência social.

Na mesma operação foram presos o prefeito Paulo Curió (União Brasil), a primeira-dama Eva Curió, a vice-prefeita Tânya Mendes (PRD) e outros cinco vereadores. Em uma das etapas, policiais apreenderam R$ 2 milhões em espécie na residência de um dos investigados.

Com o afastamento simultâneo do prefeito e da vice, a legislação municipal determinou que o presidente da Câmara assumisse o Executivo. Mesmo incluído entre os investigados, Pelego foi empossado sob a condição de manter o monitoramento eletrônico imposto pela Justiça.

A Prefeitura de Turilândia permanecerá sob comando interino até nova decisão judicial ou escolha de substituto definitivo.

Com informações de Direita Online