O número de locais de culto evangélicos na Espanha continua a crescer e já soma 4.763 templos em 2025, segundo levantamento do Observatório do Pluralismo Religioso, ligado à Fundação Pluralismo e Convivência.
De acordo com o órgão, a Catalunha lidera o ranking regional com 1.010 espaços, seguida por Madri (855), Andaluzia (744) e Comunidade Valenciana (510).
Minorias ganham espaço
O estudo mostra que, embora os templos católicos permaneçam majoritários no país (22.922), os evangélicos aproximam-se da marca de 5.000 e os locais de culto muçulmanos já se aproximam de 2.000.
Panorama religioso em transformação
A Fundação Pluralismo e Convivência também divulgou o Barômetro da Religião e das Crenças na Espanha (BREC 2025). O relatório indica que 42% da população não se declara ligada a qualquer credo — 17% se dizem indiferentes, 14% agnósticos e 11% ateus. Entre os que professam alguma fé, o catolicismo segue predominante (46%), enquanto 8% se identificam com outras denominações.
Apesar do avanço da secularização, o barômetro revela aumento das minorias religiosas e confirma um cenário cada vez mais plural. As pesquisas mensais do Centro de Pesquisa Sociológica (CIS) apontam estabilidade nas crenças ao longo do último ano, com poucas variações significativas.
Com informações de Folha Gospel