Home / Internacional / Peru realiza megaoperação em Lima e detém estrangeiros sem documentos

Peru realiza megaoperação em Lima e detém estrangeiros sem documentos

ocrente 1766945992
Spread the love

Lima (28.dez.2025) – Mais de 900 agentes da Polícia Nacional do Peru (PNP) realizaram, na madrugada deste domingo (28), uma operação de segurança no bairro de Independência, zona norte da capital, que resultou na detenção de peruanos e estrangeiros que não portavam documentos de identificação.

A ação contou com o apoio de militares do Exército e de equipes de segurança municipal. O trabalho foi acompanhado pelo presidente interino, José Jerí, e por vários integrantes do governo, entre eles o ministro do Interior, José Tiburcio.

Em mensagem divulgada nas redes sociais, Tiburcio destacou que o objetivo foi reforçar a presença estatal nas ruas. “Sob a liderança do presidente José Jerí, mobilizamos nossas forças em uma grande operação no bairro de Independência. O Estado está nas ruas”, afirmou o ministro.

Segundo o Ministério do Interior, os policiais foram divididos em grupos para assumir o controle de pontos específicos e realizar verificações de identidade em albergues, bares, casas noturnas e outros estabelecimentos. O número exato de detidos não foi informado.

A Presidência do Peru informou que Jerí acompanhou o deslocamento dos agentes e reiterou o compromisso de combater o crime organizado e a criminalidade comum. “As pequenas batalhas que estamos travando nos permitirão alcançar esse objetivo”, declarou o presidente interino.

Além de Tiburcio, participaram da operação o ministro do Meio Ambiente, Miguel Angel Espichán; o vice-ministro da Segurança Pública, José Zapata; a vice-ministra do Desenvolvimento Estratégico de Recursos Naturais, Romina Caminada; e o comandante-geral da Polícia Nacional, Óscar Arriola.

No sábado (27), Jerí já havia prometido intensificar as medidas de segurança até o fim de seu mandato, previsto para julho de 2026, e garantir “mão firme” para assegurar um ano novo mais pacífico.

Com informações de Gazeta do Povo