O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o ministro das Relações Exteriores, Yván Gil Pinto, divulgaram nesta sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, mensagens no Telegram para comemorar os 132 anos do nascimento de Mao Tsé-Tung.
Maduro descreveu Mao como “um dos gigantes do século XX” e elogiou sua “formação de um exército revolucionário de operários e camponeses”, afirmando que o feito demonstrou “que os povos podem derrotar impérios”. O líder venezuelano acrescentou que, graças a figuras como Mao, “a China recuperou seu poder milenar, transformando-se em uma superpotência do conhecimento, da educação e da tecnologia”. Segundo ele, as ações do antigo dirigente chinês inspiram a Venezuela “na defesa de sua soberania e independência”.
Yván Gil destacou, também no Telegram, que “a República Bolivariana da Venezuela, juntamente com o governo e o povo da China, celebra o aniversário do nascimento do Grande Timoneiro, Mao Tsé-Tung”, a quem chamou de “líder incontestável da revolução popular” responsável por inaugurar “uma nova etapa de renovação, emancipação e progresso para toda a sociedade chinesa”.
Conexão histórica
Mao Tsé-Tung liderou a República Popular da China de 1949, ano da vitória comunista na Guerra Civil Chinesa, até sua morte, em 1976. Durante seu governo, políticas como o Grande Salto Adiante e a Revolução Cultural causaram repressão generalizada e fome em larga escala. Estimativas de historiadores atribuem a essas iniciativas a morte de mais de 70 milhões de pessoas.
Com informações de Gazeta do Povo