Levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (26), mostra avanço expressivo do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas intenções de voto para a eleição presidencial de 2026. Desde que foi confirmado como pré-candidato, em 5 de dezembro, o parlamentar subiu quase nove pontos percentuais.
No principal cenário de primeiro turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio aparece com 27,8% das preferências, enquanto Lula lidera com 37,6%.
Em outubro, o petista já registrava 37,6%, mas o senador tinha 19,2%. Em novembro, Flávio oscilou para 19,7%. Após o anúncio oficial de sua pré-candidatura, o índice saltou para os atuais 27,8%.
O instituto simulou ainda uma disputa de segundo turno. Nesse cenário, Lula venceria por 44,1% contra 41% de Flávio Bolsonaro. Em eventual confronto entre Lula e o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista teria 44%, ante 42,5% do adversário.
A pesquisa também avaliou quem teria maior capacidade de herdar o eleitorado do ex-presidente Jair Bolsonaro caso ele não concorra. Flávio lidera com 20,6%, seguido por Tarcísio de Freitas (13,7%), Michelle Bolsonaro (10,3%) e o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com 9,8%. Outros 27,3% afirmaram não votar em nenhum dos nomes apresentados.
Foram entrevistados 2.038 eleitores em todo o país entre 18 e 22 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Flávio Bolsonaro oficializou a pré-candidatura por meio das redes sociais em 5 de dezembro e, em 25 de dezembro, leu em público uma carta na qual o pai, Jair Bolsonaro, reforça o apoio à sua postulação.
Com informações de Direita Online