Caças da Polônia interceptaram na manhã desta quinta-feira (25) um avião de reconhecimento da Rússia que se aproximava das fronteiras do espaço aéreo polonês sobre o mar Báltico. A operação foi divulgada pelo Comando Operacional das Forças Armadas do país na rede social X.
De acordo com o comunicado, as aeronaves militares polonesas identificaram visualmente o avião russo enquanto ele voava em águas internacionais. Depois da abordagem, os caças escoltaram o alvo para fora da zona de responsabilidade polonesa.
Durante a noite anterior, os radares poloneses detectaram objetos vindos de Belarus que invadiram o espaço aéreo nacional. Segundo as autoridades, provavelmente eram balões usados por contrabandistas de tabaco, deslocados pelo vento.
Para garantir a segurança, uma parte do espaço aéreo sobre o Województwo Podlaskie foi temporariamente fechada ao tráfego civil. Todo o percurso dos objetos foi monitorado em tempo real pelos sistemas de defesa.
Nos últimos meses, o aumento de balões de contrabando também elevou a tensão entre Belarus e Lituânia. Os incidentes levaram ao fechamento temporário do aeroporto de Vilnius e foram classificados pelo governo lituano como “atos de guerra híbrida”.
Com informações de Gazeta do Povo