Home / Notícias / Governo nigeriano diz ter libertado 130 reféns do sequestro em escola cristã

Governo nigeriano diz ter libertado 130 reféns do sequestro em escola cristã

ocrente 1766486098
Spread the love

Abuja, Nigéria — Autoridades da Nigéria anunciaram neste domingo, 21 de dezembro, a libertação dos 130 alunos e professores que permaneciam em poder de sequestradores desde 21 de novembro de 2025, quando uma escola cristã em Papiri, no estado de Níger, foi invadida.

Em publicação nas redes sociais, um integrante do governo nigeriano afirmou que “um esforço corajoso” das forças de segurança resultou na libertação de todos os reféns. O comunicado não esclareceu se houve negociação, pagamento de resgate ou operação armada para a recuperação das vítimas.

Segundo as autoridades, as crianças e os educadores deverão ser entregues às famílias nesta segunda-feira, 22 de dezembro.

Dados divergentes

O total de pessoas sequestradas ainda gera controvérsia. A Associação Cristã da Nigéria calculou inicialmente 315 reféns, entre estudantes e funcionários. Notícias posteriores indicaram que 50 alunos escaparam logo após o ataque. Semanas depois, o governo informou a libertação de 99 estudantes e um professor. Agora, com os 130 resgatados, o Executivo afirma que todas as vítimas estão livres, embora a soma dos números divulgados não seja consistente.

Pontos ainda sem resposta

Organizações locais relatam que informações completas continuam indisponíveis. Ainda não há confirmação oficial por parte de familiares e da direção da escola sobre a libertação de todos os reféns, nem detalhes sobre possível pagamento de resgate. Também não foram divulgados os cuidados psicológicos e de saúde que serão oferecidos às crianças após o trauma.

Com informações de Folha Gospel