João Batista Pinheiro, 84 anos, concluiu recentemente sua 94ª leitura completa da Bíblia. O feito ocorreu em 19 de novembro, em Presidente Prudente (SP), cidade onde visitava parte da família antes de retornar para São José do Rio Preto, para onde se mudou há duas semanas.
A rotina de leitura começou em 1958, mesmo ano em que se converteu, aos 17 anos. Segundo ele, antes de se batizar já havia lido o Novo Testamento três vezes e, em seguida, o Antigo Testamento outras três. “Depois continuei”, relatou ao g1.
Durante décadas, Pinheiro manteve a meta de percorrer as Escrituras três vezes ao ano. Atualmente, em razão da idade, cada ciclo se estende por cinco a seis meses, mas ele mantém o hábito diário.
Ministério e serviço comunitário
Natural de Irapuã, interior paulista, Pinheiro trabalhou como engraxate na infância, atuou em lojas, passou por um banco em São Bernardo do Campo e abriu seu próprio comércio. No campo religioso, serviu como presbítero e dirigente na Igreja O Brasil Para Cristo, liderando cultos, pregando e realizando visitas pastorais desde a década de 1960.
Ele também colaborou na plantação e ampliação de templos em cidades como Irapuã, Urupês, Catanduva e municípios vizinhos. Em Urupês, chegou a doar o próprio carro para adquirir o terreno da igreja local, construída em quatro meses.
Registros e motivação
Pinheiro mantém um controle de cada leitura. A 93ª jornada começou em Fernandópolis e terminou em Presidente Prudente; a 94ª foi iniciada e concluída integralmente em Presidente Prudente. “É sempre a Bíblia toda, Velho e Novo Testamento”, destacou a filha, Ana Cláudia Pinheiro.
Questionado sobre o que o impulsiona, o presbítero resume: “A vontade de ter conhecimento, a sede de aprender”. Atualmente residindo em São José do Rio Preto, ele continua acompanhado pelos filhos e já planeja iniciar a 95ª leitura.
Com informações de Guiame