Home / Política / PF faz buscas contra deputado Antônio Doido em operação que apura desvio de verbas públicas

PF faz buscas contra deputado Antônio Doido em operação que apura desvio de verbas públicas

ocrente 1765888464
Spread the love

Brasília – A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (16) 31 mandados de busca e apreensão no Pará e no Distrito Federal dentro da Operação Igapó, que investiga corrupção eleitoral, corrupção ativa e passiva, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

Um dos alvos é o deputado federal Antônio Doido (MDB-PA). Segundo a PF, o grupo investigado teria desviado recursos públicos por meio de licitações fraudadas; os valores eram repartidos entre os integrantes do esquema e posteriormente lavados. O inquérito tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sob relatoria do ministro Flávio Dino.

Entre os locais vasculhados está o apartamento funcional utilizado pelo parlamentar em Brasília. Agentes relataram ter encontrado celulares arremessados pela janela; a suspeita é de que o próprio deputado tentou impedir a apreensão dos aparelhos.

Gastos do gabinete

Dados da Câmara dos Deputados indicam que Antônio Leocádio dos Santos — nome civil do parlamentar — emprega 25 assessores, já consumiu 98,1% da verba de gabinete (R$ 1,4 milhão) e 56,12% da cota parlamentar (R$ 323,4 mil) em 2025. Ele ocupa imóvel funcional e, por isso, não recebe auxílio-moradia.

Condenação eleitoral

O deputado está inelegível por oito anos em razão de decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que o condenou por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. A Corte concluiu que ele utilizou recursos de emendas parlamentares para autopromoção, com a realização de shows, sorteios e pedidos explícitos de voto.

Posicionamentos públicos

Em sua conta no X (antigo Twitter), o emedebista costuma publicar mensagens de apoio a pautas progressistas. Entre elas, elogiou o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), pela continuidade das obras do Museu da Consciência Negra, e desejou êxito à equipe de transição do presidente Lula (PT) após as eleições de 2022. Durante os atos de 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, o deputado defendeu o respeito às instituições democráticas.

A reportagem procurou o parlamentar, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Com informações de Gazeta do Povo