Home / Notícias / Mundo Cristão / Piloto de ONG convence sequestrador durante voo humanitário no Sudão do Sul

Piloto de ONG convence sequestrador durante voo humanitário no Sudão do Sul

ocrente 1765646481
Spread the love

Um voo da organização cristã Samaritan’s Purse foi sequestrado em 2 de dezembro, enquanto levava medicamentos ao Sudão do Sul. O piloto, no entanto, conseguiu pousar em segurança em Wau e, durante a tensão a bordo, falou sobre o amor de Deus ao sequestrador, que acabou se rendendo.

De acordo com o evangelista Franklin Graham, CEO da missão, o criminoso apontou uma arma e ameaçou matar o piloto. “Ele percebeu que não terminaria bem e decidiu dizer a ele que Deus o ama. O homem se rendeu, e somos gratos por isso”, relatou Graham após conversar com o comandante da aeronave.

Sequestro e prisão

A aeronave—a Cessna Grand Caravan usada pela entidade em operações africanas—decolou rumo a Maiwut transportando suprimentos para uma unidade médica móvel da missão, sediada na Carolina do Norte (EUA). Além do piloto, havia um funcionário da organização a bordo.

Durante o trajeto, o sequestrador, identificado como Yasir Mohammed Yusuf, residente na Área Administrativa de Abyei, área rica em petróleo disputada por Sudão e Sudão do Sul, anunciou o crime. Após o pouso forçado em Wau, agentes do Serviço Nacional de Segurança do Sudão do Sul prenderam o suspeito. Ninguém sofreu ferimentos graves.

Histórico de incidentes

A Samaritan’s Purse atua há anos no Sudão do Sul e já enfrentou outras situações de risco. Em 2017, oito funcionários foram sequestrados em Mayendit por rebeldes locais, mas libertados sem pagamento de resgate. Já em novembro deste ano, um avião contratado pela entidade caiu a 19 quilômetros da pista de Leer, matando as três pessoas a bordo.

Em nota, a organização agradeceu a Deus e às autoridades locais pela rápida atuação que garantiu um desfecho seguro do sequestro.

Com informações de Guiame