O Ministério do Interior britânico informou que o Reino Unido passou 28 dias consecutivos – de 15 de novembro a 12 de dezembro de 2025 – sem registrar a chegada de migrantes em pequenas embarcações pelo Canal da Mancha. Trata-se do intervalo mais longo desde uma pausa de 48 dias ocorrida no outono de 2018.
A última travessia contabilizada antes desse período havia sido em 14 de novembro. De acordo com o governo, dezembro costuma apresentar menor movimento em razão das baixas temperaturas, da pouca luminosidade e das condições adversas do mar, fatores que dificultam a travessia entre França e Inglaterra.
Neste sábado (13), porém, várias embarcações foram avistadas no canal, sugerindo a retomada das viagens. Os números oficiais dessas possíveis chegadas ainda não foram divulgados.
Reduzir a imigração, regular ou irregular, é uma das prioridades do governo trabalhista do primeiro-ministro Keir Starmer. Entre as medidas adotadas estão o endurecimento das regras para concessão de vistos e o aperto nos critérios de asilo, com o objetivo de desencorajar as travessias a partir da costa francesa.
Com informações de Gazeta do Povo