Home / Internacional / Prêmio Nobel da Paz de 2023, iraniana Narges Mohammadi é detida novamente em Teerã

Prêmio Nobel da Paz de 2023, iraniana Narges Mohammadi é detida novamente em Teerã

ocrente 1765556353
Spread the love

Narges Mohammadi, de 53 anos, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2023, foi detida de forma violenta nesta sexta-feira (12) durante uma cerimônia em homenagem ao advogado de direitos humanos Khosrow Alikordi, morto na semana passada em Teerã.

A informação foi divulgada pela fundação que leva o nome da ativista, por meio de mensagem na rede social X. Segundo a entidade, agentes de segurança do Irã levaram Mohammadi sob custódia após a homenageada gritar “Viva o Irã” no local do tributo.

Além da laureada, os ativistas Asadollah Fakhimi, Akbar Amini, Hassan Bagherinia e Abolfazl Abri também foram presos durante o evento. Imagens divulgadas pela fundação mostram empurrões e agressões no momento da detenção.

Mohammadi estava em liberdade condicional havia um ano, após ter sido solta por questões de saúde. Em novembro, ela denunciou publicamente que as autoridades a proibiram de deixar o país e recusaram emitir um passaporte para que pudesse visitar os dois filhos, que não vê há 11 anos.

Desde 2021, esta é a primeira vez que a ativista retorna à custódia. No histórico de confrontos com o regime, já soma 13 detenções e nove condenações, motivadas por suas denúncias contra a pena de morte e a violência imposta a mulheres que se recusam a usar o véu islâmico.

O Comitê Norueguês do Nobel concedeu a Mohammadi o Prêmio da Paz de 2023 “por sua luta contra a opressão das mulheres no Irã e por promover direitos humanos e liberdade para todos”.

Com informações de Gazeta do Povo