Home / Política / Câmara promete investigar ação da Polícia Legislativa após retirada de Glauber Braga

Câmara promete investigar ação da Polícia Legislativa após retirada de Glauber Braga

ocrente 1765479129
Spread the love

A Câmara dos Deputados divulgou nesta quinta-feira (11/12/2025) que abrirá apuração sobre possíveis excessos cometidos pela Polícia Legislativa na retirada do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) da Mesa Diretora.

Segundo nota oficial da Presidência da Casa, o incidente ocorreu na sessão deliberativa extraordinária de terça-feira (09/12). Braga presidia os trabalhos das 16h02 em diante e, ao ser informado da chegada do quarto-secretário Sérgio Souza (MDB-PR), recusou-se a entregar o comando da sessão, contrariando o §2º do art. 18 do Regimento Interno.

Às 17h24, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a suspensão imediata da sessão. A interrupção também fez com que a TV Câmara passasse a transmitir, automaticamente, reunião da Comissão de Saúde, conforme a Ordem de Serviço nº 5/2022.

Em seguida, a Polícia Legislativa ordenou a saída de parlamentares, assessores, servidores e profissionais de imprensa do plenário, citando o Ato da Mesa nº 145/2020, que trata de segurança. Durante o tumulto, alguns jornalistas relataram ferimentos. Motta lamentou o ocorrido e garantiu a investigação sobre “eventuais excessos”.

Glauber Braga não perdeu o mandato, mas foi punido com suspensão de seis meses pelo plenário em processo disciplinar motivado por uma agressão a um militante do Movimento Brasil Livre (MBL). Antes da votação, o parlamentar realizou greve de fome e chegou a dormir na Câmara em protesto.

No mesmo dia, o plenário manteve o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Presa na Itália, ela aguarda decisão da Justiça italiana sobre pedido de extradição apresentado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Com informações de Gazeta do Povo