Home / Notícias / Atraso na aprovação de visto impede Franklin Graham de pregar em evento cristão na Índia

Atraso na aprovação de visto impede Franklin Graham de pregar em evento cristão na Índia

ocrente 1765472701
Spread the love

O reverendo norte-americano Franklin Graham, 73 anos, não conseguiu embarcar para Nagaland, no nordeste da Índia, onde falaria em um encontro cristão no fim do mês passado, porque a autorização de entrada no país foi liberada somente após a data limite para a viagem.

A informação foi confirmada pela Associação Evangelística Billy Graham (BGEA). Em comunicado enviado ao jornal The Christian Post, a entidade explicou que “os vistos para o Reverendo Franklin Graham e sua equipe foram aprovados pelo Ministério do Interior da Índia, Divisão de Estrangeiros; no entanto, a aprovação ocorreu depois do prazo necessário para que ele chegasse ao evento Nagaland United: Um Encontro de Fé, Esperança e Avivamento e ao Festival Hornbill”.

Reportagens publicadas anteriormente, inclusive pelo Times of India, afirmavam que o governo indiano havia negado o visto ao líder evangélico, o que motivou críticas de autoridades locais e estrangeiras. Lal Thanzara, presidente do Comitê do Congresso de Mizoram Pradesh, enviou carta ao primeiro-ministro Narendra Modi manifestando “extrema decepção”. Nos Estados Unidos, o deputado republicano Adrian Smith, do Nebraska, declarou que a situação representava “uma afronta preocupante aos cristãos indianos e às proteções da Constituição indiana à liberdade religiosa”.

Com a ausência de Graham, a pregação no evento realizado em Kohima, capital de Nagaland, ficou a cargo de Robert Cunville, evangelista associado da BGEA e parceiro de longa data do ministério no país. A programação foi organizada pela Associação de Pastores Batistas de Kohima, pelo Conselho da Igreja Batista de Nagaland e pelo Fórum Cristão Conjunto de Nagaland.

A visita de Franklin Graham havia sido planejada para marcar os 53 anos da cruzada conduzida em 1972 por seu pai, o falecido evangelista Billy Graham, no Khuochiezie Local Ground, também em Kohima. Na ocasião, o atual ministro-chefe de Nagaland, Neiphiu Rio, recordou que “muitos ainda guardam com carinho a memória daquela cruzada”.

Adrian Smith lembrou ainda que a Samaritan’s Purse, organização humanitária dirigida por Franklin Graham, presta assistência à Índia há mais de quatro décadas.

Com informações de Folha Gospel