Dois caças-bombardeiros F/A-18 Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos foram rastreados na manhã de domingo (7) sobre o norte da Venezuela, segundo dados do FlightRadar24. As aeronaves apareceram na região aérea ao norte de Curaçao, em frente ao estado venezuelano de Falcón.
O sobrevoo ocorre no momento em que o USS Gerald R. Ford, maior porta-aviões do mundo, retoma operações no Caribe. O F/A-18 é o principal caça embarcado da aviação naval norte-americana e costuma operar a partir de navios desse tipo.
Projetado para missões de apoio aéreo aproximado, escolta, ataques a alvos em terra e supressão de defesas inimigas, o Super Hornet reforça a presença militar dos Estados Unidos na região.
Bombardeiros B-52H também foram acionados
Três dias antes da movimentação dos F/A-18, dois B-52H Stratofortress da Força Aérea dos EUA sobrevoaram o nordeste de Curaçao. De acordo com o FlightRadar24, os bombardeiros estratégicos decolaram da Base Aérea de Minot, em Dakota do Norte, e realizaram um voo de longa distância que os levou até a costa oeste da Venezuela.
As recentes missões reforçam a atividade militar norte-americana no Caribe, em meio a tensões com o governo de Nicolás Maduro.
Com informações de Gazeta do Povo