Home / Política / Sabatina de Jorge Messias ao STF fica para 2026, confirma líder do governo

Sabatina de Jorge Messias ao STF fica para 2026, confirma líder do governo

ocrente 1764920075
Spread the love

Brasília – O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou nesta quinta-feira (4) que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado só analisará em 2026 a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Randolfe, o tempo disponível até o fim de 2025 é insuficiente para a tramitação adequada do processo. “É um tema que vamos tratar no ano que vem”, declarou a jornalistas.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), endossou o adiamento. Ele disse que, em dezembro, a Casa irá votar apenas matérias relacionadas ao Orçamento.

Indicação e impasse

Messias, atual advogado-geral da União, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 20 de novembro, com publicação no Diário Oficial da União na mesma data.

Alcolumbre preferia o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga. Insatisfeito, marcou a sabatina de Messias para 10 de dezembro, dando pouco tempo para o indicado buscar apoio entre os senadores.

O Palácio do Planalto, porém, reteve a mensagem oficial que formalizaria o início do rito no Senado. Sem o documento, Alcolumbre cancelou a sessão. Em nota, classificou a retenção como “grave e sem precedentes” e afirmou que a medida interferiu na prerrogativa do Legislativo de definir o cronograma.

Com a definição de Randolfe e o respaldo de Alcolumbre, a sabatina de Jorge Messias seguirá agora para 2026.

Com informações de Gazeta do Povo