Mogi das Cruzes (SP) – O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, declarou neste sábado (29) que a deputada federal Rosana Valle (PL-SP) está sendo “testada” como possível candidata do partido ao Senado por São Paulo nas eleições de 2026.
A afirmação ocorreu durante evento do PL Mulher na cidade de Mogi das Cruzes. Rosana Valle preside o núcleo feminino da legenda no estado e, na Câmara, integra a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.
Trajetória da deputada
Jornalista de formação, Rosana foi filiada ao PSB até 2022, quando migrou para o PL. No ano seguinte, disputou a prefeitura de Santos, mas foi derrotada pelo atual prefeito Rogério Santos (Republicanos).
Cenário eleitoral paulista
Pesquisas de intenção de voto destacam, à direita, os nomes do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), e do deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP). Eduardo Bolsonaro vive nos Estados Unidos e responde a uma ação penal no Brasil, o que alimenta incertezas sobre sua candidatura. Já Derrite, que assumiu temporariamente a cadeira de deputado para relatar o projeto de lei antifacção, anunciou intenção de retornar à Câmara.
Pela esquerda, despontam o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Também aparecem nas sondagens os deputados Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e Baleia Rossi (MDB-SP), além do vice-prefeito da capital paulista, coronel Mello Araújo (PL).
Vagas em disputa em 2026
Em 2026, duas das três cadeiras paulistas no Senado estarão em jogo. O pleito é majoritário: os dois mais votados são eleitos, independentemente do desempenho partidário. Atualmente, São Paulo é representado por Marcos Pontes (PL), Giordano (MDB) e Mara Gabrilli (PSD). Pontes, eleito em 2022, tem mandato até 2031.
Com o cenário ainda indefinido, o PL avalia alternativas e, segundo Valdemar Costa Neto, Rosana Valle passa a ser observada como possível nome para fortalecer a legenda na disputa.
Com informações de Gazeta do Povo