Home / Internacional / Quatro detidos após invasão de loja da Zara em protesto pró-Palestina na Black Friday de Nova York

Quatro detidos após invasão de loja da Zara em protesto pró-Palestina na Black Friday de Nova York

ocrente 1764439467
Spread the love

Quatro pessoas foram presas na tarde de 29 de novembro de 2025, em Nova York, depois que cerca de 70 manifestantes pró-Palestina invadiram uma loja da Zara na Quinta Avenida, ponto turístico e importante centro comercial dos Estados Unidos.

O ato ocorreu em plena Black Friday, data que marca o início das compras natalinas no país. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o grupo carregando bandeiras da Palestina, apitos e cartazes com frases como “Enquanto você compra, as bombas caem”, acusando a rede espanhola de vestuário de financiar genocídio contra palestinos.

Após a chegada da polícia, os ativistas foram retirados do interior da loja. Em seguida, iniciaram uma marcha que se estendeu até o início da noite, com breves concentrações diante de outros estabelecimentos, entre eles uma loja da Apple na própria Quinta Avenida. Durante o percurso, ouvia-se slogans como “Fora ICE, fora KKK, fora fascismo nos Estados Unidos”.

Um vendedor ambulante que testemunhou a movimentação disse ao jornal New York Daily que protestos são comuns na região, mas esta foi a primeira vez que presenciou prisões. A ação ocorreu em meio a uma campanha de boicote à Zara liderada pelo Comitê Nacional Palestino, que acusa a empresa de estreitar relações com Israel depois de anunciar expansão de negócios em Tel Aviv.

Com informações de Gazeta do Povo