Home / Internacional / Orbán vai ao Kremlin, recebe apoio de Putin e garante mais petróleo e gás russos após exceção de Trump

Orbán vai ao Kremlin, recebe apoio de Putin e garante mais petróleo e gás russos após exceção de Trump

ocrente 1764356698
Spread the love

Moscou, 28 nov. 2025 – O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, reuniu-se nesta sexta-feira com o presidente russo, Vladimir Putin, no Kremlin, para negociar o aumento do fornecimento de petróleo e gás natural à Hungria.

“Temos importantes áreas de cooperação e não desistimos de nenhuma delas, independentemente da pressão externa”, declarou Orbán, segundo a agência Associated Press. O governante acrescentou que a energia russa “constitui a base do abastecimento energético da Hungria, agora e no futuro”.

O chefe de governo húngaro afirmou que a viagem tinha como objetivo garantir combustível a preços acessíveis para este inverno no Hemisfério Norte e para o ano seguinte. Esta foi a 14ª vez que Orbán se encontrou pessoalmente com Putin.

A visita ocorre enquanto a União Europeia, da qual a Hungria faz parte, adota restrições às importações de energia da Rússia desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022. Apesar da pressão do bloco, Budapeste mantém relações estreitas com Moscou e defende um acordo de paz, mesmo sob condições consideradas desfavoráveis a Kiev.

Putin elogiou o posicionamento de Orbán, classificando-o como “equilibrado” em relação ao conflito ucraniano.

A agenda em Moscou foi facilitada por uma concessão dos Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, tem ameaçado aplicar sanções e tarifas a países que continuem comprando petróleo russo — medida já imposta à Índia, cujas exportações para os EUA passaram a ser taxadas em 50%. Contudo, após encontro com Orbán na Casa Branca em 7 de novembro, Trump concedeu à Hungria uma exceção de um ano às penalidades.

Com a isenção temporária, Budapeste pretende assegurar volume adicional de energia russa sem risco de medidas punitivas de Washington.

Com informações de Gazeta do Povo