Home / Internacional / Trump anuncia que África do Sul ficará fora do G20 de 2026 em Miami

Trump anuncia que África do Sul ficará fora do G20 de 2026 em Miami

ocrente 1764190190
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (26/11/2025) que não convidará a África do Sul para a próxima cúpula do G20, marcada para 2026 em Miami, Flórida.

Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou ter tomado a decisão depois de, segundo ele, o governo sul-africano recusar-se a transferir a presidência rotativa do grupo a um representante sênior da Embaixada dos EUA durante a cerimônia de encerramento da reunião deste ano, realizada no último fim de semana em Joanesburgo.

“Portanto, por minha determinação, a África do Sul não receberá convite para o G20 de 2026”, escreveu o presidente. Trump acrescentou que o país “não é digno de ser membro de qualquer organização” e anunciou a suspensão imediata de pagamentos e subsídios norte-americanos a Pretória.

Antecedentes de tensão

Antes da cúpula em Joanesburgo, Trump já havia informado que nenhum representante de alto escalão dos EUA participaria do encontro, alegando que o governo sul-africano “persegue brancos” — acusação refutada por Pretória. Na ocasião, o republicano também cortou parte da ajuda financeira destinada ao país.

Mesmo após a nova declaração, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que o encarregado de negócios em Pretória, Marc Dillard, esteve presente na reunião do G20. Ele seria o diplomata “esnobado” pelo governo do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa.

De acordo com a agência EFE, veículos de imprensa locais informaram que a entrega formal da presidência do G20 aos Estados Unidos ocorreu apenas na terça-feira (25), em uma cerimônia discreta no Departamento de Relações Internacionais e Cooperação, em Pretória, sem divulgação de detalhes.

Com informações de Gazeta do Povo