Home / Internacional / Israel acusa governo Maduro de ligar narcotráfico sul-americano a grupos extremistas do Oriente Médio

Israel acusa governo Maduro de ligar narcotráfico sul-americano a grupos extremistas do Oriente Médio

ocrente 1764074112
Spread the love

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, afirmou nesta segunda-feira (24.nov.2025) que a administração de Nicolás Maduro é o principal elo entre redes de narcotráfico na América do Sul e organizações terroristas do Oriente Médio.

Em discurso no Congresso paraguaio, em Assunção, Saar declarou que o regime venezuelano apoia a expansão de grupos como Hezbollah, Hamas e houthis para além de suas regiões de origem, transformando a Venezuela em “centro fundamental” para operações com alcance global.

“Na América do Sul, criminosos estão construindo alianças de narcoterrorismo com o Oriente Médio. O elo dessa rede é a Venezuela”, afirmou o chanceler israelense.

Segundo Saar, Caracas também teria “desestabilizado” a região ao provocar uma crise de refugiados e servir de base logística para o Hezbollah. O chefe da diplomacia israelense mencionou três frentes de conflito no Oriente Médio — Líbano, Gaza e Iêmen — e ressaltou que militantes atuam de forma integrada a estruturas estatais, estendendo suas ações para a África e a América Latina.

Israel reiterou que esses grupos “não se limitam às áreas que controlam” e representam uma ameaça regional e global.

Com informações de Gazeta do Povo