Home / Economia / Haddad diz ver “processo muito robusto” na ação que mira Banco Master e BRB

Haddad diz ver “processo muito robusto” na ação que mira Banco Master e BRB

ocrente 1763486318
Spread the love

Brasília – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (18) que a Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que resultou na prisão do banqueiro Daniel Vorcaro e no afastamento do presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, decorre de um “processo muito robusto” conduzido pelo Banco Central (BC).

“Não vou comentar porque é assunto do Banco Central, mas vocês acompanharam todo o processo. Para ter chegado a esse ponto, todo o procedimento deve estar muito robusto”, declarou Haddad ao chegar ao ministério. Ele acrescentou que a pasta “está pronta para colaborar” caso haja impactos decorrentes da ação.

Prisão no aeroporto e liquidação do banco

Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, foi detido na noite de segunda-feira (17) no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, quando tentava embarcar em um voo particular para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo a PF, ele alegou que viajaria para negociar a venda da instituição a um consórcio liderado pelo grupo brasileiro Fictor, que prometia aportar R$ 3 bilhões no banco.

A prisão ocorreu poucas horas depois de o Banco Central decretar a liquidação do Banco Master, medida que também tornou indisponíveis os bens dos controladores e ex-administradores. Um mês antes, o BC já havia vetado uma tentativa de compra de parte do Master pelo BRB.

Esquema de títulos falsos

Deflagrada nesta terça, a Operação Compliance Zero investiga um esquema de emissão e negociação de títulos de crédito fictícios. De acordo com a PF, o banco teria criado carteiras de crédito inexistentes e vendido papéis que não correspondiam a valores reais. Entre os crimes apurados estão gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa.

Além de Vorcaro, outras cinco pessoas ligadas ao Banco Master foram presas em São Paulo. Ao todo, 25 mandados de busca e apreensão são cumpridos no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

Afastamento no BRB

No mesmo inquérito, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, foi afastado do cargo por 60 dias por decisão judicial. As sedes dos dois bancos foram alvo de buscas nesta manhã.

Perfil do banqueiro

Nascido em Belo Horizonte, Daniel Vorcaro assumiu, em 2018, o então Banco Máxima e rebatizou a instituição como Banco Master. Ele é formado em Economia e possui MBA em Finanças.

Com informações de Gazeta do Povo